Benefícios do banho de ofurô para os bebês

Tempo de leitura: 2 minutos

O banho no balde foi desenvolvido em maternidades holandesas em 1997 por obstetras interessados em promover uma transição tranquila do útero para a nova realidade dos recém-nascidos.

Sabe-se que a partir do sexto mês de gestação, os bebês desenvolvem a memória, e até os 9 meses de vida, serão capazes de recordar as sensações intrauterinas. Assim, quando entrarem em contato com a água, logo se lembrarão de um ambiente protegido, aquecido, escuro, apertado e da posição fetal em que costumavam ficar.banho

O banho de ofurô transmite ao bebê as mesmas sensações que ele vivia no útero. Além de acalmá-los, a técnica proporciona muitos benefícios como: alivia cólicas, o sono do bebê fica mais tranqüilo, o intestino funciona melhor e ele fica menos suscetível às prisões de ventre.

A sensação de voltar para o útero materno, faz com que o bebê relaxe. O banho relaxa tanto os bebês, que é preciso apoiar a cabeça deles, pois eles adormecem na água.

Detalhes importantes:

O ideal é que seja colocado 1/4 de água no balde porque quando o bebê senta, a água sobe e é preciso ficar atento para que o líquido não ultrapasse a altura do peito para não existir riscos de afogamento, nem penetração de água para os ouvidos.

images banhoO balde deve ser próprio para ofurô, ter bordas arredondadas e jamais ser utilizado para outras finalidades, por causa da contaminação.

Antes de colocar o bebê no balde higienize-o com algodão e água.

O melhor horário para colocar o bebê no ofurô é a noite e antes do horário da mamada, para ele ficar relaxado, mamar e dormir. Esse hábito ajuda o bebê a estabelecer uma rotina. O banho de ofurô não é no mesmo tempo que um banho de banheira. Na banheira o banho é rápido, pois o bebê fica desorganizado e chora, já no ofurô é um pouco demorado. A mãe tem que ficar atenta a temperatura da água, o bebê tem que sair do ofurô antes que a água esfrie.

A mãe também não pode deixar o bebê sozinho, ela deve o tempo todo segurar a cabeça do bebê enquanto dá o banho. A água deve ser morna temperatura entre 36ºC a 37ºC e o local para colocar o balde, tem que ser u local firme e seguro, nunca em cima de mesas ou bancadas.

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *