Dicas para as grávidas

Tempo de leitura: 3 minutos

Receita para uma gravidez saudável. Agora pense um pouco em como está a sua alimentação?

Durante a gestação procure ter uma alimentação saudável e diversificada, rica em vitaminas, proteínas, carboidratos integrais, ferro e cálcio. Isso é importante para o seu bem-estar e para formação e o crescimento adequado do bebê.

Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, evitando ficar mais de três horas sem comer. Entre as refeições beba muita água. Evite comer doce como sobremesa.nutrient-food-for-pregnant-woman-e1437034446387

Dê preferência aos alimentos em sua forma mais natural. As farinhas integrais, além de serem fontes de carboidratos, são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Arroz com feijão faz muito bem para a saúde. É um prato brasileiro, com uma combinação , com uma combinação equilibrada de nutrientes.

É importante incluir na alimentação leite e derivados, e uma porção de carne, peixe ou ovos. Retire a pele e a gordura da carne antes da preparação, tornando este alimento mais saudável!

Diminua o consumo de gorduras; consuma, no máximo, uma colher (sopa) de óleos vegetais ou azeite ou 1/2 colher (sopa) de manteiga ou margarina por dia. Fique atenta aos rótulos dos alimentos e prefira aqueles livres de gorduras trans.

Coma todos os dias legumes, verduras e frutas da época.

Evite refrigerantes e sucos industrializados, chocolates, doces, biscoitos recheados e outras guloseimas em seu dia a dia.

Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Faça o mesmo com o açúcar.

Para evitar a anemia (falta de ferro no sangue), consuma diariamente alimentos ricos em ferro, como carnes, miúdos, feijão, lentilha, grãos-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais, castanhas e outros. Consuma junto com esses alimentos fontes de vitaminais C, como acerola, goiaba, laranja, caju, limão e outros.alimentacao

Todos esses cuidados ajudarão você a manter a saúde e o ganho de peso dentro de limites saudáveis. Pratique alguma atividade física e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Além desses cuidados, é recomendável durante a gestação e até o 3º mês após o parto o uso de sulfato ferroso. Fale com seu obstetra.

É recomendável tomar um pouco de sol durante o início da manhã ou o final da tarde, inclusive nas mamas. Lembre-se de usar boné ou chapéu e protetor solar no rosto, para evitar manchas na pele.

Evite descolorantes, tinturas de cabelo, alisantes e onduladores que contém amônia e outros componentes que podem fazer mal para o desenvolvimento do bebê.

Caminhadas ajudam a melhorar a circulação do sangue, aumentam a disposição e a sensação de bem-estar. Se não houver contra indicação, deve ser mantida do início ao fim da gravidez.

Exercite a respiração: respire lenta e profundamente, várias vezes ao dia. Isso pode ajudar em momentos de desconforto e na hora do parto.

Procure dormir 8 horas por noite.

Repouse alguns minutos durante o dia.

Eleve as pernas quando estiver sentada ou deitada.

Caso tenha muito sono procure repousar mais.

Deite-se preferencialmente do lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Esta posição facilita a passagem de oxigênio para o bebê.

Quanto ao seu desejo sexual: desejo e disposição sexual podem mudar na gravidez. Há mulheres que têm menos vontade e outras que têm mais vontade do que antes. Isso pode acontecer para o homem também. Ter relações sexuais não machuca o bebê, é saudável e pode dar muito prazer. Converse com seu parceiro sobre isso. Evite posição que cause desconforto. Durante o orgasmo é comum a barriga ficar dura, não se preocupe. Se sentir desejo, relações sexuais até o momento do parto podem facilitar o nascimento do bebê.

Se notar presença de sangramento ou saída de líquido diferente, evite atividade sexual e procure um obstetra.

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

1 comentário

  1. Ana Lucia

    Excelente artigo, obrigado por nos ajudar nessa nova jornada de vida que entramos. Aprendo muito com os artigos do site.

    Responder

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