Dicas para estimular a linguagem do bebê

Tempo de leitura: 3 minutos

Dicas para estimular a linguagem do bebê

Desde os primeiros meses, o bebê tenta imitar o que vê: movimentos de boca, piscadas de olhos, sorrisos, entre outras ações. Com os sons, não é diferente. A criança aprende observando, daí a importância de falar corretamente com ela. Se a criança aprender errado, pode ser muito difícil ensinar a pronúncia correta.linguagem do bebê 3

Não fique infantilizando a voz quando for falar com o bebê, como falar no diminutivo e em tom mais fino. É preciso que ele se sinta inserido nas conversas entre os pais com o máximo de naturalidade. Fale de forma simples, com boa entoação, destacando os nomes de objetos e pessoas.

O contato visual é muito importante para estimular a afetividade e serve de incentivo para o bebê se espelhar em você. Quando o bebê consegue ver o movimento do boca, entende o modo como o som é produzido e pode imitar melhor.

Quando o bebê começa a balbuciar as primeiras palavras ( com 3 meses), vale incentivá-lo mostrando que você está contente, mas com cautela. Muita euforia pode assustar a criança, deixá-la travada e atrapalhar o desenvolvimento. Procure deixar seu bebê confortável, evitando gritar ou chamar a família toda para escutar seus primeiros balbucios, isso pode gerar na criança inibiçãolinguagem do bebê 2.

O bebê consegue diferenciar uma criança de um adulto e pode aprender e imitar mais rápido com ela. Peça para o irmão conversar com o bebê, deixe-o brincar com ele, essa interação é fundamental para o vínculo entre os irmãos e evita que o filho mais velho sinta-se excluído dessa relação, é preciso aproximar e estimular o aprendizado de ambos.

Mimar demais prejudica tanto o comportamento quanto o desenvolvimento do bebê, e em alguns casos causa até um atraso na fala. Se tudo o que ele quer está na frente dele toda hora, sem precisar chorar, apontar, tentar balbuciar ou fazer qualquer sinal, não há estímulo para que ele melhore a comunicação ou que queira se comunicar. O mimo em excesso pode impedir que a criança explore o seu mundo e faz com que ela perca a curiosidade para aprender.

Brinque bastante com seu bebê, invista em brinquedos. O ato de brincar também é ensinar. Pais que se divertem com a criança não só estimulam o aprendizado dela como eles mesmos passam a olhar e entender como é o próprio filho, quais são seus comportamentos. O bebê que vive em um ambiente estressante e cheio de tensões pode ter mais dificuldades para se desenvolver de forma saudável.

linguagem do bebê 4Quanto mais a criança for exposta à linguagem, melhor será para seu desenvolvimento. Por isso, aproveite para contar histórias, cantar músicas e dizer o que você está fazendo com ele na hora do banho, de dormir, nas refeições ou em outros momentos do dia. Pode parecer que o bebê não está entendendo nada, mas não se engane: o cérebro dele já está memorizando as palavras. Antes de um ano de idade, uma criança pode produzir ao redor de 10 palavras e compreender mais de 20. Observe o desenvolvimento do seu filho e em caso de qualquer dúvida, busque ajuda de um profissional qualificado. A prevenção sempre é a melhor forma de amar.

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *