Exames que o recém-nascido deve fazer

Tempo de leitura: 2 minutos

São exames simples que aumentam as chances de cura caso diagnosticados logo no começo da vida. Mães quando forem conhecer a maternidade, procure saber quais oferecem esses exames.

É importante conhecê-los e se certificar de antemão de que a maternidade escolhida os inclui na rotina neonatal.

Teste do Pezinhoteste do pezinho 3

Consiste na retirada de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê para análise em laboratório. Com base nessa amostra, colhida cerca de 48 horas após a primeira mamada, é possível diagnosticar dezenas de anomalias genéticas, males congênitos e doenças metabólicas.

Teste do Olhinho

teste do olhinho2Também conhecido como teste do reflexo vermelho. É um exame rápido, simples e indolor,
consiste em iluminar o olho do bebê com o oftalmoscópio e observar o reflexo que se forma no fundo do olho. As principais doenças diagnosticadas são: catarata congênita, glaucoma congênito e retinoblastoma.

Nesses casos a precocidade no diagnóticos vai minimizar danos irreversíveis à visão.

Teste da Orelhinha

É um nome popular do exame de emissões evocadas teste da orelhinhaotoacústicas, que avalia a integridade da cóclea, parte do ouvido interno responsável pela percepção do som, o mau funcionamento desse órgão ocasionará uma deficiência auditiva. Realizado por fonoaudióloga, consiste na colocação de um fone no conduto auditivo do recém-nascida, e esse fone emitirá ondas sonoras de diferentes frequências com medição da resposta da cóclea a esses estímulos. Identifica perdas auditivas.

Teste do Coraçãozinho

O teste do coraçãozinho é uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem os sintomas.

Teste da Linguinhateste da linguinha

Todos os hospitais e maternidades agora devem oferecer o teste da linguinha para recém-nascidos, conforme a Lei Nº 13.002, é um exame realizado por um fonoaudiólogo, consiste na avaliação do frênulo lingual e na efetividade da sucção do recém-nascido. A presença de alterações no frênulo da língua leva a desmame precoce, problemas nas mamas da mãe, dificuldades alimentares e evoluirá para problemas na fala e na transição alimentar.

Teste do Quadrilteste do quadril 1
O pediatra avalia as pernas e o quadril do bebê. Esse exame detecta problemas no quadril, como encurtamento do membro e a presença de osteartrose precoce, que destrói a cartilagem que reveste o osso.

Tipagem sanguínea

Tipagem sanguínea 2Uma amostra de sangue é colhida do cordão umbilical para o ex
ame de tipagem sanguínea do recém-nascido, esse exame faz a identificação do tipo de sangue  e o fator Rh.

 

Para a saúde e a qualidade de vida do bebê, mães não deixem que seus bebês fiquem sem essas avaliações.

 

E nos ajude a levar informações para outras famílias compartilhando nossos artigos.

Nossa missão é levar saúde até vocês.

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *