Infecção Urinária durante a gestação

Tempo de leitura: 1 minuto

A infecção urinária não tratagestante bebendo aguada durante a gestação é a grande causadora de sepse neonatal. A cistite na gravidez é uma inflamação da bexiga que causa dor e ardor ao urinar. Sua causa pode ser bacteriana, química ou viral. Cerca de 8% das mulheres sofrem com a infecção urinária durante a gravidez e as mulheres que já sofreram antes com isso, são mais propensas a desenvolverem durante a gestação.

Sua maior incidência ocorre nos primeiros quatro meses de gestação, pois, nesse período acontece o aumento da progesterona, que é o hormônio predominante na gravidez, esse hormônio, provoca dilatação das vias urinárias impedindo a bexiga de esvaziar-se completamente, isso gera fraqueza do trato urinário, que por sua vez, resulta em má evacuação, favorecendo a ocorrência da cistite. Já nos casos de cistite com hemorragia, pode acarretar um trabalho de parto prematuro, baixo peso do feto e aumento da mortalidade perinatal.

Muitas vezes a causa da contaminação é devido às bactérias intestinais que permanecem no ânus e que atingem a bexiga, esse fato se dá com freqüência, por causa da prisão de ventre que muitas gestantes sofrem.

Toda gestante deve fazer uma urocultura na primeira visita ao obstetra ou entre a 12ª e 16ª  semanas de gestação. Também é comum o obstetra solicitar nova urocultura no terceiro trimestre.

Qualquer desconforto procure imediatamente o seu obstetra, o acompanhamento pré-natal é primordial para uma gravidez saudável e um desenvolvimento fetal normal.

E toda gestante deve ingerir no mínimo  3 litros de água por dia durante toda gestação, isso ajudará no bom funcionamento dos rins, do intestino e diminuirá as chances de aparecimento de infecção urinária e prisão de ventre.

Curta sua barriga com saúde.

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *