Parto Normal

Tempo de leitura: 3 minutos

Geralmente, o trabalho de parto inicia-se espontaneamente entre as 37 e as 40 semanas de gestação e, existem sinais que indicam que a grávida vai entrar em trabalho de parto, como a expulsão do rolhão mucoso, que é a saída de um líquido gelatinoso, rosado ou acastanhado pela vagina e a rotura da bolsa, que é quando começa a sair o líquido amniótico transparente.

parto normal 06As fases do trabalho de parto normal ocorrem de forma seguida e, incluem a dilatação do colo do útero, período expulsivo e a saída da placenta.

Além disso, a grávida começa a ter contrações irregulares, as quais vão se intensificando, até ficarem regulares e com intervalos de 10 em 10 minutos.

Assim, quando a grávida tem estes sintomas deve ir para o hospital ou maternidade, pois o nascimento do bebê está próximo.

Primeira fase:

É caracterizada pela dilatação do canal de parto, que é o local por onde o bebê passa para sair, podendo dilatar até 10 centímetros. Esta fase, pode demorar de 12 a 16 horas, a mulher poderá sentir dores devido às contrações, cada vez mais regulares e próximas.

Nesta fase a grávida deve ir para a maternidade ou hospital para ter assistência dos profissionais de saúde. Para diminuir as dores a grávida deve trabalhar a respiração de forma certa. Inspirar de forma lenta e profunda durante cada contração, como se estivesse cheirando uma flor (inspirando) e expirar como se estivesse apagando uma vela. É aconselhável caminhar lentamente e subir escadas, pois ajudará o feto a posicionar-se para sair e, caso a mulher estiver deitada pode virar-se para o lado esquerdo, para facilitar uma melhor oxigenação do feto e diminuir a dor.

Segunda fase:

É a fase ativa, a mulher já está mais próxima de atingir os 10 centímetros de dilatação, quando se inicia a fase do período expulsivo, que pode demorar até 2 horas. Nesse momento, a mulher deve começar a fazer força para a descida da apresentação fetal. Para facilitar o nascimento, pode ser necessário fazer um pequeno corte no períneo, que é o espaço entre a vagina e o ânus para facilitar a saída do feto.

Durante esta fase a mulher deve parto normal 03procurar ajuda da equipe de saúde e seguir as instruções que lhe são dadas. Assim, é importante que em cada contração, a grávida inspire profundamente e, depois, não deixe sair o ar enquanto faz força. Além disso, deve aproveitar o intervalo entre duas contrações para descontrair e recuperar as forças.

Terceira fase:

É a fase da dequitação e ocorre depois do nascimento do bebê, sendo caracterizada pela saída da placenta, que pode sair espontaneamente ou ser retirada pelo obstetra.

A partir da 20ª  semana de gestação, faça seu plano de parto e converse com seu obstetra sobre o parto.

Prepare-se para o melhor dia da sua vida, fique calma e aguarde a chegada do grande amor da sua vida.

Tenha uma boa hora.

Compartilhe com uma mamãe que precisa dessa informação.

acesse a nossa página do facebook:

https://www.facebook.com/mamaeebebemais

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *