Saúde e beleza durante a gestação

Tempo de leitura: 2 minutos

Saúde e beleza

Usar inseticida parece inofensivo. É só uma espirradinha, nada mais do que isso. A exposição a essas substâncias pode prejudicar o crescimento fetal e provocar distúrbios neurológicos.

Na hora de escolher o inseticida, a gestante pode optar por um que contenha citronela ou cravo-da-índia, que são substâncias naturais.

Evite o uso de inseticidas de tomada, líquidos ou em pastilhas, especialmente no primeiro trimestre. Se estiver, em um local em que o risco de picadas seja maior, prefira os produtos à base de água.
beleza da gestante 13Unhas:

Esmaltes que contenham chumbo é prejudicial para a formação do feto.
Leve o seu próprio kit para manicure para evitar contaminações.

Quando for para maternidade ter o bebê, utilize esmalte clarinho, porque eles não atrapalham a medição do oxigênio sanguíneo, que será avaliado pelo dedo da gestante como parâmetro, no momento do parto.

Cabelos:

O ideal é que qualquer tratamento capilar seja feito a partir do quarto mês, já que o primeiro trimestre é uma fase crítica para a formação do bebê.

Vale lembrar que escovas progressivas, relaxamentos e tinturas convencionais não são permitidos durante toda a gravidez e o período de amamentação porque incluem amônia, formol ou chumbo na fórmula.beleza da gestante 1

Essas substâncias podem passar pela corrente sanguínea e intoxicar o feto ou contaminar o leite materno.

Se você quiser tingir o cabelo após o primeiro trimestre, use produtos à base de henna ou shampoos tonalizantes que não tenham iodo nem amônia na composição.

Reflexos podem ser feitos da metade dos fios para baixo, no mesmo período.

Cremes:

Hidratantes à base de uréia não são indicados. Estudos mostram que a uréia atravessa a barreira da placenta e pode prejudicar a formação e o crescimento do feto.

O mesmo vale para os cremes com cânfora e aqueles que possuem chumbo em sua composição.

Maquiagem:

Tire da nécessaire aqueles cremes antienvelhecimento que contenham salicílico ou glicólico na fórmula. Os obstetras sugerem que o uso desses produtos seja interrompido três meses antes do início da gravidez.beleza da gestante 10

Fórmulas clareadoras à base de hidroquinona e de substâncias derivadas da vitamina A,  usadas especialmente para minimizar as manchas no rosto, são proibidas durante a gestação e lactação.

Para prevenir as marcas na pele nesses período, é recomendado o uso constante de protetor solar.

Lembrando que todo o organismo fica mais sensível e propenso a irritações cutâneas e alergias durante a gestação.

Fique atenta na sua maquiagem, a substância parabeno, presente em alguns cosméticos, pode causar danos ao feto.

Antes de utilizar qualquer substância peça orientação ao seu obstetra, tire todas as suas dúvidas nas consultas do pré-natal.

Cuide do seu corpo, da sua pele e aproveite com saúde cada etapa da gestação e curta sua beleza, pois você mamãe é linda.

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *