Sinais de Icterícia no Recém-nascido

Tempo de leitura: 2 minutos

Sinais de Icterícia no Recém-nascido

Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina na sangue.

A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.Sinais de Icterícia

O bebê fica ictérico quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.

A icterícia normalmente aparece ao redor do segundo ou terceiro dia de vida. Começa pela cabeça e progride para baixo. A pele de um bebê ictérico ficará amarela primeiro na face, depois no tórax, no abdômen e, finalmente, nas pernas. O branco dos olhos de uma criança também poderá ficar amarelo.

Sinais de Icterícia 1Um teste simples para icterícia é apertar suavemente com a ponta do dedo a ponta do nariz ou a testa da criança.  Se a pele permanece da mesma cor (este teste funciona para todas as raças) não há icterícia, se a cor for amarelada, você deve levar seu bebê ao pediatra para ver se a icterícia é significativa e requer algum tipo de tratamento. Na presença de pele muito amarelada, há necessidade de exames de sangue para avaliar a intensidade, fazer um diagnóstico mais preciso do tipo de ictericia e indicar o tratamento mais adequado.

O acúmulo deste pigmento (bilirrubina) acima de certos limites é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões graves e irreversíveis.

Se a icterícia for de níveis leves a moderados, por volta de 5 a 7 dias de vida o bebê terá resolvido a icterícia sozinho.

Se a icterícia atingir níveis mais altos, fototerapia (banhos de luz) pode ser necessária.

Também podem ser recomendadas alimentações mais freqüentes para ajudar o bebê a eliminar a bilirrubina pelas fezes.Sinais de Icterícia 2

Em alguns casos, o pediatra pode lhe pedir para interromper a amamentação ao seio temporariamente. Durante esse tempo, você pode esvaziar a mama utilizando uma bombinha extratora de leite, assim você poderá manter a produção do leite do peito e quando a icterícia diminuir, você retornará a oferecer o leite materno ao seu bebê.

Sinais de Icterícia 3Existem alguns casos, em que será necessário fazer uma transfusão sanguínea, para eliminar o excesso de bilirrubina do sangue do bebê.

Raros  casos não têm tratamento satisfatório sendo que alguns necessitam intervenção cirúrgica.

Quando o bebê vai periodicamente ao pediatra, a situação pode ser totalmente controlada sem deixar sequelas.

Observe seu bebê, e se notar qualquer alteração por menor que seja, leve o mais rápido o seu bebê ao pediatra. A prevenção continua sendo a melhor forma de amar.

Sobre Flávia Rohan

Consultora em Amamentação, Fonoaudióloga, Psicomotricista, Pós-graduada em Motricidade Oral e Audiologia Clínica.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *